segunda-feira, 18 de junho de 2012

ONG Maya Pedal e suas "bicimáquinas".


   Maya Pedal é uma ONG da Guatemala com sede em San Andrés Itzapa. Ela recolhe bicicletas doadas dos EUA e Canadá, para recondicionar, ou então usar os componentes para construir uma infinidade de " Bicimaquinas ", (máquinas movidas à pedal).



   O poder da pedalada pode ser aproveitado para inúmeras aplicações que substitui a energia elétrica (que pode não estar disponível) ou o trabalho manual (que é muito mais demorado). Bicimaquinas são fáceis e agradáveis ​​de usar. Elas podem ser construídas com materiais disponíveis localmente e podem ser facilmente adaptadas para atender as necessidades da população local. Além de eliminar os gastos crescentes de energia,  elas podem ser usadas em qualquer lugar, são fáceis de manter, não produzem poluição e fornecem um exercício saudável.


   Foram criadas bombas de água, moinhos, debulhadores (de milho), liquidificadores (para fazer sabonetes e xampus, bem como produtos alimentares), triciclos, trailers e muito mais.

   Na Guatemala, exiate uma oficina composta por moradores e por voluntários de todo o mundo. Bem como a construção Bicimaquinas, e ainda oferecem serviço de reparação e venda de bicicletas usadas na área circundante.
   O projeto é gerido pelo fundador da ONG Maya Pedal “Carlos Marroquin”, um engenheiro qualificado e inventor de muitas Bicimaquinas.
  Eles trabalham também com uma série de parceiros locais, ONGs, cooperativas agrícolas e produtores orgânicos.

   A ONG é apoiada por uma série de organizações internacionais e aceita voluntários com habilidades e/ou interesses.
   Os projetos estão disponíveis para o mundo todo, através de fichas para download com instruções passo a passo. “Queremos ser um centro de pesquisa de pedal, energia, desenvolvimento e fonte de informação para promover a tecnologia  para ONG’s apropriadas em pequena escala, promovendo de certa forma a agricultura sustentável.”, diz o presidente da ONG Maya Pedal Carlos Marroquin. 


   Os trabalhos da ONG Começaram em 1997, trabalhando com um grupo de canadenses da organização PEDAL. Na sequência de uma visão para o desenvolvimento sustentável na Guatemala, nos tornamos uma instituição sob controle local,  posteriormente fundando a Associação Maya Pedal em 2001.


   As Bicimáquinas são movidas com a força da pedalada que auxiliam com em uma variedade de trabalhos em casa, na fazenda, na estrada e em pequenas empresas. Cada bicimáquina é feita à mão em nossa oficina, utilizando uma combinação de bicicletas antigas, madeira, concreto e metal. Até agora, foram desenvolvidos vários projetos originais que provaram ser funcionais e econômicos.







    Abaixo o vídeo, onde um pouco desta incrível ideia de reciclar bicicletas criando máquinas que podem economizar energia e favorecer localidades remotas levando a bandeira da sustentabilidade criada por uma das mais antigas civilizações... OS MAYAS!


   A ONG disponibiliza as plantas dos projetos mais populares através do site “Maya Pedal”, disponíveis no link: http://www.mayapedal.org/machines.html


   Vale a pena colaborar com doações, sendo com bicicletas, valores em dinheiro e até mesmo trabalho voluntário.

   
   Através do site, interessados podem obter mais informações.
Segue o link: http://www.mayapedal.org/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.