terça-feira, 20 de setembro de 2011

Rio discute BICICLETA como meio de Transporte!


      O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, recebe em Setembro o Primeiro Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, batizada de biciRio, um importante evento no calendário 'pró-bicicleta' no Brasil.
   

      A cidade, que hoje tem cerca de 200 km de ciclovias em funcionamento e mais 100 km em construção, irá receber, entre os dias 26 e 27 de setembro, uma série de palestras, estudos de caso e debates sobre a bicicleta como meio de transporte.


       A abertura, é claro, será marcada por um belo passeio de bicicleta pela ciclovia da Zona Sul da cidade, que passa por Copacabana, Ipanema e vários outros bairros importantes.
      Segundo a reportagem do Jornal do Brasil, o evento é parte de um conjunto de ações que estão sendo organizadas pela prefeitura para a semana que acontece em várias cidades do mundo o "Dia Mundial sem Carro", com o objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa, reforçando a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte.



      Pensando no futuro
      O biciRio é um evento que está pensando no futuro e posicionado o Rio de Janeiro como uma das candidatas a sediar, em 2014, a Conferência Internacional "Velo-City Global", iniciativa européia que, desde 1980, reúne representantes de mais de mil cidades para debater a bicicleta como meio de transporte. Em 2012, o Velo-City Global acontece em Vancouver.
      Além de dar um gás no turismo, receber a Velo-City Global colocaria o Rio de Janeiro (e o Brasil) em uma posição privilegiada nas discussões sobre bicicletas, melhorando muito as condições para todos que pedalam por aqui.
                                     

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.