segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ciclovia, uma alternativa barata e ecológica!!


      A poluição e os congestionamentos já começam a ser problema dos pequenos e médios centros urbanos nos horários de pico ou no centro da cidade, onde conseguir uma vaga para estacionar se tornam um problema.
      Com isso, para levarmos os filhos á escola, ir á faculdade, ao banco e até mesmo um passeio para tomar um sorvete com a família, acabam se tornando um transtorno. Em minha cidade não é diferente, ALFENAS/MG, com 78.000 habitantes, sem contar os universitários que elevam esses números para flutuantes 92.000 habitantes, podendo aumentar com a implantação de uma Universidade Federal na outra extremidade da cidade, a UNIFAL. E por se tratar de um centro de ensino público, os estudantes da UNIFAL, em sua maioria, contam somente com o transporte público.
      Já podemos presenciar congestionamentos nos horários de pico, isso talvez pela má distribuição das vias principais, ou até mesmo pelo costume dos motoristas de sempre usarem as mesmas vias, isso quando se tem opção, é claro...


      Como Alfenas caminha cada vez mais para o crescimento, esses fatos vão ganhando proporções cada vez maiores. Porém, estes fatos poderiam ter um rumo diferente com a implantação de FAIXAS CICLOVIÁRIAS nas vias principais das cidade.
       Alfenas conta com um relevo favorável para este meio de transporte, a não ser nos bairros mais afastados porém, nestes lugares os transportes públicos e os automóveis podem circular sem causar congestionamentos.
      O transporte por meio de bicicletas, contaria com ciclo-faixas nas principais vias onde os congestionamentos são mais frequentes.


      Podemos observar que usar a bicicleta como meio de transporte já é bem usado aqui em Alfenas porém, não é regulamentado, se tornando um desafio passar por entre os carros que não tem espaço para ficarem pareados, mas têm espaço de sobra quando se trata de organizar filas para estacionar e mesmo assim, motoristas insistem em ficar num zigzag pelas ruas, ou seja, tá sobrando espaço, falta só organização, deixando de se tornar um verdadeiro caos de bicicletas, carros e motos zigzagueando pelas ruas.
      O sistema contaria com 6 pontos estratégicos para locação com 10 bicicletas em cada central, uma vez que o projeto irá favorecer os que não possuem bicicletas e também com o que já possem, com um estacionamento (bicicletário) de bikes. Muitos ciclistas deixam de se locomover pela falta de um estacionamento seguro não podendo, por exemplo, ir ao banco, pois não teriam onde deixar suas bicicletas. E isso acontece nos lugares onde o fluxo de bicicletas seria muito maior sem este problema,  lugares onde o trânsito é caótico.


       Podemos citar como exemplo, lugares onde esta ideia é bem difundida como Amsterdã, sendo a pioneira em 1966 com o papai dessde movimento Luud Schimmenlpenninck, como vocês puderam conferir nas matérias anteriores aqui no Byke Trip das Gerais. Lugares que adotaram essa medida também como França, Potugal e em grande centros turísticos aqui no Brasil como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, entre outras.
      Alfenas também disponibiliza de espaços que já são usados por ciclistas locais para a prática deste exercício, que traz um bem-estar para o corpo e para a alma e ainda colabora com a natureza.
      Os benefícios são diversos, um deles é favorecer os próprios meios de transporte, dando espaço para quem realmente necessita de automóveis.

      FLUÊNCIA NO TRÂNSITO- SAÚDE- 0% POLUENTES- SUSTENTABILIDADE
   
      O código de trânsito brasileiro deixam bem claro as leis que reservam o espaço para o ciclista em meio às vias públicas:
      -Artigo 38: Antes de entrar em uma rua o condutor deverá ceder passagem aos ciclistas.
      -Artigo 58: Quando não houver ciclovia, a circulação deverá ocorrer nos bordos da pista, no mesmo sentido de circulação e com preferência sobre os veículos automotores.
      -Artigo 201: Deixar de guardar a distância lateral de 1,5 metros ao ultrapassar bicicletas
      -Artigo 220: Deixar de conduzir a velocidade do veículo ao ultrapassar ciclistas.


      É isso ae galera! Tudo para a melhoria das nossas cidades, nossa população e do nosso meio ambiente!
      O projeto BYKE TRIP DAS GERAIS para Alfenas está ai, vamos abraçar a causa não só em minha cidade, mas em todas as cidades que tiverem a mesma atitude.
     Ajude-nos a concretizar este projeto, vote na enquete da nossa comunidade no orkut para incentivar nosso governo municipal a dar ênfase neste ideal de sustentabilidade!

GOOD PEDAL'S Á TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.