quinta-feira, 22 de setembro de 2011

É HOJE! VÁ DE BIKE!

      DIA MUNDIAL SEM CARRO!
      
      É no dia de hoje, dia 22 de setembro, que em cidades do mundo todo, é realizado atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial sem Carro.
 
  O objetivo principal do Dia Mundial sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor as pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

      O Dia Mundial sem Carro no Brasil
      A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2004 (e em 2005 teve até visita à Câmara de Vereadores). Até 2006, essas atividades eram realizadas  principalmente por iniciativa de cicloativistas e participantes da Bicicletada, com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
      Várias outras cidades brasileiras passaram a "comemorar" a data, no mínimo com uma Bicicletada no dia 22. Em 2010, houve atividades a semana toda em vários estados. Já em 2011, algumas cidades programaram eventos para o mês inteiro, que começa a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.
      Em algumas cidades, como Joinville, ruas serão fechadas para o trânsito de automóveis e devolvidas às pessoas, ainda que temporariamente. No Rio de Janeiro, a prefeitura inovou dando transporte público gratuito para quem deixar o carro em casa.


      Atividades em 2011
      São Paulo-Curitiba-Belo Horizonte-Joinville-Rio de Janeiro-Florianópolis-Goiânia-Pelotas


      Mas qual o problema em andar de carro?
      Andar de carro por si só não parece um grande problema. Para entender melhor o real cenário, é preciso afastar-se da visão individual e analisar todo o conjunto.
Locomotiva abandonada em Paranapiacaba.
 Panorama histórico
      Ao longo do último século, nossas cidades foram adaptadas para atender prioritariamente ao carro, não às pessoas que nelas vivem. Investiu-se muito mais no uso individual  do automóvel do que em soluções de transporte de massa. À medida que as cidades e o país cresciam, deu-se ênfase em possibilitar a venda massificada de automóveis (com incentivos contínuos às montadoras) e a criação de infraestrutura para que esses carros rodassem (enriquecendo empreiteiras e outras empresas).
      Nessa política, cada cidadão deveria resolver por sua conta o "seu" problema de mobilidade. O carro se tornava cada vez mais sinônimo de liberdade de ir e vir, quando na realidade não é sinônimo de liberdade de deslocamento mas a alternativa que restou. Para mover "massas" de pessoas, deveria haver mais opções de transporte "de massa".
      As ferrovias foram desmanteladas ao longo do século e as hidrovias não saíram do papel. As rodovias se espalharam por todo o país, até no coração da floresta amazônica, levando o desmatamento e a poluição no porta-malas. Mesmo os investimentos em transporte coletivo sobre rodas foram sempre muito menores que os investimentos diretos ou indiretos no modelo de mobilidade individual e particular. As ruas, avenidas, pontes e túneis, supostamente criados para atender à demanda, foram agindo como estimuladores dessa demanda, criando um círculo difícil de quebrar: cada vez mais carros ocupando a estrutura criada e pedindo sempre mais espaço, exponencialmente.
       As cidades deixaram de ter caminhos por onde as pessoas e os rios passam para ter caminhos para "chegar rápido de carro". Atravessar as ruas sem uma armadura de uma tonelada se tornou, cada vez mais, uma aventura perigosa. As cidades deixaram de ser das pessoas e passaram a ser dos carros.


      O mau uso do automóvel
      O carro é uma invenção maravilhosa. Com um veículo motor, você pode carregar centenas (milhares?) de vezes o que conseguiria carregar com as mãos. Pode levar pessoas enfermas até um hospital, suprir deficiências de mobilidade e transpor distâncias enormes.
      O problema começa a se mostrar quando você percebe que a quase totalidade dos motoristas nas cidades são pessoas sem nenhuma restrição de mobilidade, que estão carregando apenas uma blusa ou um caderno, não estão sendo levadas a hospital algum e estão fazendo um trajeto que muitas vezes não chega nem a 10 km.
      Todos saindo com seus carros no mesmo horário causam um efeito mais visível da mobilidade baseada no automóvel: o congestionamento. Outros efeitos são mais difíceis de perceber e alguns até impossíveis de mensurar com exatidão: mortes e sequelas de vítimas de acidentes, stress, isolamento e frustração, agressividade e violência, doenças cardiovasculares e respiratória, menor tempo para o convívio da família, poluição do ar e das águas, consumo exagerado de recursos naturais, impermeabilização do solo e aumento da temperatura das cidades, diminuição do espaço para convívio entre as pessoas, mudanças na sociedade e degradação nas relações entre as pessoas, prestígio e autoestima atreladas ao automóvel e outras mais.


      Nossa! Então tá! O que posso fazer?
      O dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, coma sua saúde e até com a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro, sobretudo em situações especias de mobilidade (melhor idade, gestantes, transporte de crianças pequenas, portadores de necessidades especiais, etc). Até a carona solidária, combinada com um colega de escritório que more perto da sua casa, já ajuda bastante.
      
      Se você utiliza o carro no dia a dia, faça um desafio a si mesmo hoje ou no próximo dia 22 de setembro, descubra se você é capaz de passar um único dia no ano sem seu carro. A cidade, o planeta e nossas crianças agradecem!

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