segunda-feira, 9 de julho de 2012

Red Bull "Mini Drome" em São Paulo.


      Elas são feitas a mão, simples, elegantes e possuem cores berrantes e muito estilo. A cada dia que passa as bicicletas “fixed gear” ou “roda fixa” ganham um maior número de adeptos no Brasil. Durante a Virada Esportiva, que aconteceu em São Paulo  (30 de junho e 1º de julho), elas abandonam as ruas e invadem o Memorial da América Latina onde, pela primeira vez, foi construído no país o Red Bull Mini Drome.

   Mas afinal, o que é uma fixed gear? São bikes que não possuem catraca na roda traseira e o pinhão é rosqueado diretamente ao cubo. Ou seja, são bikes em que, sempre que a roda gira, os pedais giram junto. Dessa forma, o ciclista jamais pode parar de pedalar. E, somente com a força das pernas, o ciclista pode parar a bicicleta ou, se quiser, até andar de marcha ré.


   E afinal, o que é o Mini Drome? É um mini velódromo que, por ter tamanho menor do que o original, exige muito mais força, resistência e controle mental dos competidores. As bicicletas atingem velocidade superior a 30 km/h e o competidor não pode parar de pedalar nunca. Depois de passar por 16 países em todo o mundo (como Paris, Tóquio, Toronto e Orlando),ele chega pela primeira vez ele chega ao Brasil.



   Para a Virada Esportiva, os dois mundos se encontram e dezesseis atletas acostumados a andar de Fixed Gear no Brasil irão encarar o Mini Drome em uma batalha um contra um. 



   Após o final do evento, foi montada uma clínica no Mini Drome para todos que quiserem se iniciar no esporte. Duas bicicletas estavam disponíveis para aqueles que quiseram tentar e não possuem o equipamento adequado.


   “Principalmente na Europa, estas bikes estão sendo cada vez mais utilizadas por carteiros, mensageiros e para serviços de entrega em geral. No Brasil, esta cultura chegou a pouco tempo e está ganhando cada vez mais força. Está cada vez mais comum ver pessoas andando de fixed gear em São Paulo”, comentou Pablo Gallardo, um dos curadores do evento e um dos responsáveis pela Tag and Juice, parceira no projeto.



   Vídeo do Red Bull Mini Drome, que  foi realizado em várias cidades do mundo e chegou em São Paulo. As provas foram realizadas nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Memorial da América Latina. A competição é um barato, deu muita vontade de assistir ao vivo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.