sábado, 7 de julho de 2012

Penny Farthing.



   As Penny Farthing (como são conhecidas pelos ingleses) ou Grand Bi (como são conhecidas pelos franceses) são um dos modelos clássicos e de grande sucesso na história das bicicletas. Na verdade, tratam-se de modelos de velocípedes, cuja característica é o sistema de tração movido a pedal, que é fixo na roda dianteira (e portanto, sem correntes).



   Esse modelo de tração parte da seguinte lógica: um giro de pedal equivale a um giro de roda. Dessa forma, quanto maior a roda, maior o percurso deslocado com uma única pedalada. A partir dessa ideia, nasceram as primeiras Penny Farthing, que chegaram a ter rodas com até 3 metros de diâmetro! As rodas traseiras, obviamente eram bem menores.  Imagina um tombo dessa altura!



   Apesar de fazerem parte da história das bicicletas (hoje os modelos de engrenagem por corrente reinam absolutos), as Penny Farthing tem uma identidade visual fortíssima e prestígio alto entre os ciclistas. Dúvida? Então veja essa competição de Penny Farthings realizada na Inglaterra em 2011!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.