sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A PRAÇA TAMBÉM É NOSSA, E O PARACICLO É UM DOS NOSSOS DIREITOS!!


O intuito desta matéria é chamar a atenção para as necessidades de nossa cidade em relação à bicicleta.

Arquitetos e urbanistas estão próximos a realizar mais uma reforma, desta vez no centro da cidade de ALFENAS/MG.

A preocupação de nós ciclistas, é se a “MOBILIDADE SUSTENTÁVEL” fará parte desta empreitada arquitetônica e urbanística, pois muitas pessoas têm dificuldade em estacionar suas bicicletas no centro da cidade, entre outras necessidades a serem abordadas como passagens em nível para acesso de deficientes, que ocorrem em pontos (embarque-desembarque) distantes entre si.


A falta de incentivo vem freando o uso da bicicleta como meio de transporte na maioria das cidades, quando na verdade este deveria ser incentivado para que cada vez mais alcancemos os índices de qualidade de vida.

Estacionar bicicleta na cidade é um desafio e também uma questão de sorte, isto por que mesmo inadequadamente, meios criados pela população são bem concorridos, pois é impossível trancar mais de duas bicicletas em um poste de sinalização, ou em uma lixeira.
  Com grande movimento de bicicletas na cidade, a falta de padronização deste meio de transporte tem causado uma desordem para toda a população forçando ciclistas a “andarem na contramão das leis”.

Iniciativas como as do projeto “Alfenas Ciclista Cidadão” tem a intenção de auxiliar novas obras no ponto de vista cicloviário, os paraciclos são indispensáveis  nesta revitalização sendo que o problema existe muito antes de chegarmos à essas conclusões, já que a cultura da cidade respira a bicicleta. Uma boa parte dos usuários pertencem à terceira idade tornando ainda mais necessário esta padronização como ressalta o Sr. Eduardo Paulino:
- “Fica difícil sair de casa usando a condução (bicicleta), nunca encontro um lugar seguro para deixá-la por isso saio pedalando mais a passeio, do contrário, só quando não tem jeito mesmo aí agente conta com a sorte e acorrenta em uma árvore, ou um poste”! (E lembra que foi roubado por duas vezes!)
No próximo dia 27 de janeiro de 2012 as 19h30min no CLUBE XV DE NOVEMBRO (Centro da cidade) será realizada uma audiência pública, sendo tema do debate a revitalização da Praça Getúlio Vargas.
É de interesse de toda a população que compareça à audiência e dê a sua opinião, exercendo assim nosso direito de Cidadão Alfenense e apontando os pontos que precisam ser melhorados como a instalação de paraciclos em pontos que favoreçam os frequentadores da praça e os que usam a bicicleta para diversos fins como passeio, trabalho ou transporte.

Ciclovias e ciclofaixas estão em análise por ambas as partes, governantes e ativistas, com o intuito de chegar à um projeto concreto e funcional para todos os cidadãos, mesmo com as dificuldades encontradas por parte dos ativistas em conseguir apoio dos órgãos competentes.

No meu ponto de vista deveremos ser apoiados pelos comerciantes da cidade, uma vez que concluída a reforma e instalando paraciclos em diversos pontos, quem tem a ganhar com isso muito mais que nós ciclistas, é o próprio comércio!

Só não podemos deixar concluírem obras sem a opinião e instrução de quem está do outro lado do problema; nós ciclistas, afinal:

- A PRAÇA É NOSSA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.