quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A crescente demanda das bicicletas pelo mundo.




   

               O número de ciclistas cresce a cada dia em todas as partes,mais as facilidades voltadas a eles são implementadas de maneira muito lenta.
                    A razão da pouca preocupação ou total ausência do Poder Público em relação ao ciclista está no fato de que o direcionamento da política de transporte nestes últimos 40 anos foi completamente voltado para os modos de transportes ligados à indústria automobilística, o que contou com total apoio da população brasileira.      Mudar este “vício” demanda tempo. Vale lembrar que não só ciclistas foram prejudicados neste direcionamento de política de transportes.
                  A bicicleta é pensada como um elemento à parte no conjunto do sistema de transporte. Não se pensa na bicicleta trabalhando de forma integrada com os outros modais de transporte coletivo, o que é um erro.
   São três as questões a serem consideradas para desenvolver facilidades para circulação de bicicletas
- Qual o papel da bicicleta nos sistemas de transportes?
- Qual o lugar da bicicleta no sistema viário?
- Qual a imagem da bicicleta como elemento agregador de valores?
   Esta discriminação criou uma imensa demanda de necessidades básicas do usuário de bicicletas: segurança no trânsito, segurança com relação a roubos, facilidades de estacionamento, só para citar os principais. 
É normal que órgãos públicos voltados ao transporte e a segurança no trânsito estejam despreparados para o convívio com os problemas do ciclista. Mas também é clara a situação de que a cada dia mais técnicos da área estejam atentos e interessados nos problemas da bicicleta e do ciclista. Infelizmente estes não contam experiência e números estatísticos confiáveis. Pior, não raro sofrem pressão, algumas vezes confronto, de pequenos grupos organizados ou indivíduos ligados ao meio.
     O desenvolvimento desordenado e rápido de nossas cidades só agora começa a despertar a população para pensar de maneira séria outras alternativas de transporte, dentre elas a bicicleta. É provável que em pouco tempo comece haver pressão política favorável a bicicleta.
    Hoje, o maior problema para a melhora das condições de uso da bicicleta como modo de transporte está no fato que ciclistas e o setor não conseguem se fazer representar como classe ou grupo em nossa sociedade. E se não há representatividade, não há pressão. Decisões políticas só são tomadas por pressão social.


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