terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CICLOEXPEDIÇÃO BASÍLICA DE APARECIDA/SP ESTÁ PRÓXIMA!


VOCÊ ESTÁ EM: 


               byketripdasgerais.blogspot ALFENAS/MG

Ciclovia, uma alternativa barata e ecológica!!

   A poluição e os congestionamentos já começam a ser problema dos pequenos e médios centros urbanos, nos horários de pico, ou no centro da cidade onde conseguir uma vaga para estacionar se tornam um problema.
Tudo isso para levarmos os filhos à escola, ou irem à faculdade, ao banco e até mesmo um passeio para um sorvete com a família acabam se tornando um transtorno.
   Em minha cidade não é diferente, ALFENAS/MG, com 75.000 habitantes, sem contar os universitários que elevam esses números para flutuantes 92.000 Habitantes. E podendo aumentar com a implantação de um novo centro de ensino público universitário na outra extremidade da cidade, a UNIFAL.
   Por se tratar de ensino público, os estudantes da UNIFAL em sua maioria contam somente com o transporte público.
   Já podemos presenciar congestionamentos nos horários de pico, isso talvez pela má distribuição das vias principais ou até mesmo pelo costume dos motoristas de sempre usarem as mesmas vias, isso quando se tem opções, claro... E como nossa cidade caminha cada vez mais para o crescimento, estes fatos irão ganhando proporções cada vez maiores.

   Porém, estes fatos poderiam ter um rumo diferente, com a organização de FAIXAS CICLOVIÁRIAS nas vias principais da cidade.    Alfenas conta com um relevo favorável para este meio de transporte, a não ser nos bairros mais afastados, porém onde os transportes públicos e automóveis podem circular sem causarem congestionamentos.
   O transporte por meio de bicicletas, contaria com ciclofaixas nas principais vias onde congestionamentos são mais freqüentes.
   Podemos observar que este meio de transporte já é bem usado aqui em ALFENAS/MG, porém não é regulamentado se tornando um desafio passar por entre os carros que não tem espaço para ficarem em pareados, porém contam com espaço de sobra se organizados em fila e mesmo assim motoristas insistem em ficar em zigzag nas ruas, ou seja, tá sobrando espaço, falta só organização. Deixando de se tornar um verdadeiro caos de bicicletas, carros e motos zigzagueando pelas vias.
   O sistema contaria com pontos estratégicos para locação de bicicletas, uma vez que o projeto irá favorecer os que não possuem bicicletas e também os que já possuem com o estacionamento de bicicletas. Muitos ciclistas deixam de se locomover pela falta de um estacionamento seguro. Não podendo, por exemplo, ir ao centro, pois não teriam onde deixarem suas bicicletas. E isso acontece nos lugares onde o fluxo de bicicletas seria muito maior sem este problema, lugares onde o transito é caótico.
   A cidade também disponibiliza de espaços que já são usados por ciclistas locais para a prática deste exercício que traz um bem estar para o corpo e para a alma e ainda colabora com a natureza.
   Podemos citar como exemplo o continente europeu onde esta idéia é bem difundida, sendo a pioneira desta idéia em 1966 com o idealizador Luud Schimment como vocês puderam conferir na matéria anterior aqui no Byke trip das Gerais, em Paris, França e o nosso vizinho Portugal, e em grandes centros turísticos aqui no Brasil como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Salvador, Brasília entre outras.
   Os benefícios são diversos. Um deles é favorecer os próprios meios de transporte dando espaço para quem realmente necessita dos automóveis.
   Centrais de locação espalhadas por pontos da cidade, todos conectados em um programa de rede on-line permitindo que as bicicletas locadas em um ponto possam ser devolvidas em qualquer outro ponto da cidade.





FLUÊNCIA NO TRANSITO – SAÚDE – 0%POLUENTES – SUSTENTABILIDADE


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.