sábado, 28 de janeiro de 2012

Ciclo Expedição Alfenas x Basílica de Aparecida/SP


Ciclo Expedição Alfenas x Basílica de Aparecida/SP

Saímos na segunda-feira, dia 23 de Janeiro de 2012 às 04h00min da manhã, equipados com barracas e mantimentos com destino à cidade de Aparecida/SP onde fica o santuário de Nossa Senhora de Aparecida.

ALFENAS/MG, Caiana, Machado, Poço Fundo, Cachoeira de Minas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho, Itajubá, Delfin Moreira, Piquete, Lorena, Guaratinguetá, e enfim o destino, APARECIDA/SP!

Foram 10 cidades mineiras e quatro cidades paulistanas.

Como ciclo ativista, tive um olhar clínico em relação ao trânsito de bicicletas no decorrer da viagem, foram muitas paradas, muitas prozas, muitas amizades e histórias que ouvi no decorrer da viagem, é incrível como este estilo de viagem (CICLOTURISMO) nos interage com a natureza e com as pessoas que cruzamos pelo caminho, me lembro ainda de cada rosto e cada momento em que tive a oportunidade de admirar e ser admirado por pessoas das mais variadas personalidades, desde empresário até os ribeirinhos que transitam pelas estradas à caminho do seu trabalho ou de casa usando a bicicleta.
No estado de São Paulo a bicicleta já é bem difundida como meio de transporte, e isso vem sendo transmitido às cidades que fazem divisa com Minas Gerais, quanto mais nos aproximamos do estado de SP as bicicletas vão ficando mais frequentes pelo caminho. Pouso Alegre tem um fluxo razoável de bicicletas em relação à Itajubá, que me impressionou com a quantidade de ciclista espalhados pelas vias, paraciclos também fazem parte de todo comércio inclusive bares! Porém fui encontrar a primeira e única ciclovia somente no estado de SP, em Lorena.

Nos dois primeiros dias, ainda contei com a companhia do Amigo ciclo turista Emílio Ayer, pedalamos no primeiro dia 135 km, até um pouco depois de Pouso Alegre onde acampamos em um bosque às margens da rodovia MG-179, apesar dos pernilongos que começaram a atacar com o anoitecer conseguimos dormir bem depois de degustar um vinho e apreciar uma fogueira na brisa fresca da noite.
Acordamos bem cedo, às seis da manhã o acampamento já estava todo dentro dos alforjes e saímos a pedalar novamente pela MG-179, adiantamos mais 15 quilômetros até a cidade de Santa Rita Do Sapucaí e Emílio Ayer começara a apresentar sintomas de cansaço e desgaste físico, fizemos muitas paradas pela manha deste segundo dia e conseguimos adiantar mais uns 10 quilômetros até a cidade de Piranguinho onde Emílio se deu por entregue e infelizmente teve de abandonar a ciclo expedição voltando de ônibus direto para a cidade de Alfenas, pedalamos naquela manhã, desde às 6:00hs da matina até as 14:00hs somente 45 quilômetros!

Sem o parceiro de expedições anteriores tive de seguir sozinho, sentido a SERRA DA MANTIQUEIRA.
Logo que nos separamos, passei por um senhor, pouco antes da cidade de Itajubá, ainda em Minas Gerais, e indaguei-o sobre a distância que faltava para a próxima cidade, ele me respondeu que eram apenas alguns quilômetros e perguntou o meu destino, respondi-o e ele logo sugeriu que eu pegasse um trecho alternativo por Delfin Moreira/MG, que passaria por dentro da Serra da Mantiqueira e ainda pegaria subidas mais brandas do que se eu seguisse por Wenceslau Braz, adorei a ideia, aprecio muito aquele clima de montanha e a natureza abundante dos acostamentos, que são estreitos, porém muito atrativos pela beleza da fauna preservada, por ser uma reserva ambiental e um caminho pouco conhecido pelos estradeiros.



Cheguei no meio da subida, cerca de 18 quilômetros morro acima à partir da ponte sobre o rio Sapucaí, onde me deparei com uma das belezas naturais desta região do Sul da Gerais, o complexo de cachoeiras NINHO DA ÁGUIA, onde fui muito bem recebido e tive a oportunidade de conhecer mais de perto este espaço de lazer tão junto com a natureza que é extremamente preservada! Os interessados podem ter mais informações no endereço eletrônico citado abaixo, ou no link PARCEIROS na barra lateral deste blog.



Infelizmente, meu tempo era curto, tinha que pedalar muito e pretendia chegar em aparecida neste mesmo dia, eram 16:30 mais ou menos e ainda, em minhas contas tinham 82 quilômetros a serem pedalados até meu destino, Aparecida/SP e não pude aproveitar muito a cachoeira NINHO DA ÁGUIA, mais na próxima cicloex pretendo acampar no alto da serra e poder desfrutar uma tarde em suas águas geladas em meio a Floresta da Mantiqueira.


Seguindo então, passando pela divisa de estados MG/SP, uma hora depois cheguei ao alto da serra, agora eram 18 quilômetros de descida até a cidade de Piquete/SP.
Desci em menos de 20 minutos e pedalei forte até chegar à cidade de Lorena/SP, meio perdido entre a cidade me deparei com um pequeno trecho de ciclovia e parei para fazer um rápido contato com a família, já que na serra quase não existe sinal para telefone móvel, foi quando bem de frente onde eu estava sentado, chegou um ciclista e tocou a campainha de uma casa, enquanto ninguém aparecia na porta, perguntei ao mesmo a distância de Lorena até Aparecida, seu nome era Leonardo e por coincidência um mineiro quase conterrâneo, de PoçoFundo/MG. Ele respondeu que quase 30 quilômetros, eu estava um pouco exausto e como o anoitece já vinha caindo, cogitei a possibilidade de um acampamento pelo caminho e lhe perguntei se conhecia algum lugar propício para tal, para minha desilusão a resposta foi que eu estaria correndo um risco se resolvesse acampar no caminho, já que as cidades de Lorena, Guaratinguetá e Aparecia são praticamente emendadas não tendo campos verdes como o trecho de MG, só tinha uma alternativa... Pedalar forte mais 30 quilômetros e enfim poder tomar um banho e dormir em uma cama macia para recuperar as energias para a volta no dia seguinte. (Leonardo foi cortês e mostrou ser um conterrâneo de verdade oferecendo pouso em sua república em Lorena mais preferi seguir caminho e ganhar tempo, obrigado CONTERRÂNEO!).








         Cheguei então até Aparecida/SP por volta das 20:30 e fui logo procurando um hotel, pesquisei vários, eu estava mais preocupado com onde iria ficar minha “NAVE”(é como chamo minha magrela...rs), chegando até ao HOTEL SÃO GABRIEL, consegui uma pernoite com café da manhã e um local seguro para minha nave e à 500 metros da basílica, onde ao amanhecer(7:00 da manhã) iria assistir a uma missa antes de iniciar a segunda parte desta viagem cicloturística.
 

Muitas fotos, vídeos, amizades, paisagens, adrenalina, diversão, assim posso relatar mais esta experiência como cicloturista, consegui pedalar de volta até a cidade de Santa Rita do Sapucaí/MG, onde acampei por volta das 21h00min no jardim do laticínio COOPERITA que fica às margens da MG-179, uma noite de sono leve depois de tomar uma lata de cerveja e comer um pacote de azeitonas em conserva e muita bolacha de água e sal (a única coisa que consegui no boteco de beira de rodovia, a segunda opção era salgadinho de isopor e refrigerante, preferi a 1°)  antes de me deitar, onde eu acordava com cada folha que caía das árvores que envolviam minha barraca e minha bicicleta... Acordei pedalando e chegando em Cachoeira de Minas por volta da 11:30hs consegui uma bela de uma refeição a lá conterrâneo, R$10,00 self-séviçe à vontade com tudo que um esfomeado gostaria de comer depois de tanto pedalar!!! Foi o dinheiro mais bem gasto durante todo o percurso!!

Com a barriga muito cheia, e aquela lombra batendo, saí do restaurante depois de 40 minutos de muita comilança sob o sol do meio dia, pedalando devagar e sempre sentido minha cidade natal à 68 quilômetros... Mais ainda faltava um personagem ilustre para encerrar a viagem, pouco antes de Poço Fundo/MG, vejo saindo correndo da guarita de uma cooperativa em direção ao meio da rodovia acenado com os braços e dizendo algo que eu não ouvira por conta dos fones que tocavam um bom e velho Black Sabbath!! Logo retirei os fones e fui encostando, se tratava de um novo amigo que esta cicloexpedição me dera de presente; Rovilson é morador de Cachoeira de Minas e faz o percurso até aparecida à 20 anos em uma Barra Forte adaptada ao seu gosto. Pessoa muito humilde e hospitaleira me levou até o interior do recinto onde encheu minhas garrafas de água gelada e trocamos um dedo de proza também com seus amigos de trabalho que deve ter durado mias ou menos uma hora... Mais uma nuvem de chuva se aproximava, era hora de partir e levar na lembrança a generosidade e amizade de pessoas que se tornam amigas por intermédio de um veículo... A BICICLETA!!!!

Cheguei a minha cidade por volta das 18h00min e fui direto para aquela ducha merecida e depois aquele cafezinho que só minha mãe sabe fazer!


Uma experiência divina onde a Fé foi a minha força, e nunca sairá da minha memória!!! Obrigado à todos que me apoiaram nesta aventura e todos que me receberam tão bem no decorrer desta viagem... OBRIGADO E ME AGUARDEM QUE EM BREVE NOS ENCONTRAREMOS NOVAMENTE!!!

*570 KM PERCORRIDOS, MAIS DE 10.000 CALORIAS QUEIMADAS, PERDA DE 2,5KG DO PESO CORPORAL, CERCA DE 48 HORAS PEDALANDO COM 35KG DE BAGAGEM E MUITOS AMIGOS PELO CAMINHO!!!!

GOOD PEDAL’S!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Parabén "neurônio", sou seu fã, lindo pedal! Ps: Rômulo J. Silva.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.