quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ciclovias para Alfenas JÁ !

Por Clérison Esteves, CICLOATIVISTA

Alfenas conta com uma boa quantidade de bicicletas trafegando pelas ruas da cidade, porém, sem instruções de circulação ou de conduta.
Capa projeto caminho p/ escola

  Uma boa parte destes ciclistas são jovens que frequentam os centros comerciais e vivenciais (PRAÇA/RODOVIÁRIA) e trafegam pelas principais avenidas da cidade, que são muito movimentadas por sinal, tanto por veículos motorizados, quanto por pedestres e " veículos de propulsão humana ", como é o caso das bicicletas.



 Infelizmente, estes usuários de meios de transporte movidos pela propulsão humana não têm acesso à informação alguma quando se diz respeito a C.T.B. 
( CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ) por falta de iniciativa e apoio dos órgãos competentes do município.
Formulário p/ contagem de  tráfego de ciclístas.
    
 Quando é citada a segurança em relação aos transportes, engloba-se a necessidade de padronização e, em geral, campanhas educativas que apontem onde estão os riscos e os benefícios, colocando todos em sintonia: pedestres, ciclistas e motoristas.
Capa do projeto A.A.CI.C.
      Ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, são planos que abrangem a mobilidade para organizar e conscientizar os usuários das vias sobre o seu papel no trânsito, uma vez que, a necessidade de se locomover é um direito de todos e respeitar os que compartilham estas vias é essencial para um bom relacionamento evitando que o desenvolvimento de uma cidade não se torne um caos num futuro bem próximo.      Projetos e soluções para a educação e incentivo dos ciclistas de nossa cidade foram apresentados aos órgãos municipais e estão sendo estudados para que os problemas como o mau comportamento de alguns ciclistas nas ruas como, trafegar em calçadas e desrespeitar normas de trânsito, sejam solucionados de uma forma eficaz e permanente. Esta causa beneficia todos os cidadãos; com mais pessoas pedalando, mais saúde, mais vagas de estacionamento para automóveis, menos congestionamentos e menos poluentes em nossa atmosfera.
      Vale ressaltar que, comparada aos grandes centros urbanos que já possuem planos relacionados à mobilidade urbana sustentável, Alfenas só não possui mais adeptos aos transportes de propulsão humana, pela falta dos mínimos padrões de incentivo como: PARACICLOS ( suporte para estacionar bicicletas), PLACAS de aviso aos pedestres e motoristas, alertando que o trânsito de bicicletas existe, e também PLACAS alertando aos ciclistas para o cuidado com os pedestres e respeito aos cruzamentos e semáforos.
Veja este vídeo gravado na Av. Pres. Artur Bernardes. às 10:00hs da manhã.





GOOD PEDAL'S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.