quarta-feira, 28 de março de 2012


Oficina de carros antigos agora atende a cada vez mais pedidos de recuperação de bikes

Sérgio Flores
TRIP-201_Saladadrivein-004
O engenheiro Walter Abramides, que restaurava carros, e a Caloi Peri 1977 que recuperou

Oficina especializada no restauro de Porsches e Corvettes agora atende a cada vez mais pedidos de recuperação de modelos antigos de bikes

Sabe aquela bicicleta largada no fundo da garagem? Ela ainda rende, e não apenas pela tendência retrô do design moderno. A restauração de bikes do passado tem feito a cabeça – e movimentado os pés – de cada vez mais ciclistas. Basta olhar para as magrelas que circulam nas principais cidades europeias. Qualquer semelhança entre as Vélib de Paris (“Vélos en Libre Service”, algo como “self-service de bicicletas”) e a icônica Caloi Ceci dos anos 70, por exemplo, não é mera coincidência.
Até meados dos anos 80, a bicicleta no Brasil era encarada como objeto de lazer e passeio. Mais tarde, da década de 90 em diante, a produção nacional ficou “pasteurizada” com o domínio das mountain bikes – realidade da qual os fabricantes parecem ainda não ter se desprendido.
De quatro pra duas rodas
Em São Paulo, o movimento de resgate das bikes antigas, devidamente convertidas em modernas versões urbanas, alterou a rotina até mesmo de uma oficina especializada na restauração de clássicos motorizados. Após 26 anos devolvendo o brilho a Porsches, Corvettes, entre outros puros-sangues, a oficina Garage Web tem assistido à invasão de pedidos por reformas e customizações de... bicicletas! “Comecei restaurando dois quadros antigos para os meus filhos. Um cliente viu, gostou e solicitou um serviço igual. Daí outros clientes viram, gostaram e a coisa começou a crescer”, narra o engenheiro e sócio Walter Abramides.
Além de modernizar componentes como freios, câmbio, pedivela, cubos e rodas, a personalização obrigatoriamente incluiu um esmerado projeto visual. E Abramides abusa do know-how adquirido nos automóveis. “Assim como é moda na Europa e nos EUA, gostamos de caprichar na decoração e na pintura, o que também acaba ressaltando o visual elegante e vintage desses quadros mais antigos”, afirma o profissional, diante de uma recém-concluída Caloi Peri 1977 pintada na chamativa cor laranja original de Porsche 914 e de uma bike speed italiana da década de 50, estilizada agora com ares de Harley-Davidson. Vai lá: Garage Web, rua Dr. Elias Chaves, 160 – Santa Cecília, São Paulo – SP Tel.: (0xx11) 3222-1424

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.