quinta-feira, 14 de julho de 2011

CICLOTURISMO

Liberdade!
O que é o Cicloturismo? Por que alguns ditos "loucos" carregam suas bicicletas com pesadas bagagens e saem pedalando, muitas vezes sem destino ou com destinos considerados absurdos? As respostas podem ser diversas e pessoais, então vou dar meu ponto de vista.


Apesar de ser ainda um iniciante na arte de pedalar longas distâncias, percebo várias vantagens em se viajar de bicicleta. A primeira e mais imediata é o fato de a bicicleta ser um meio de transporte não poluente. Com toda a onda anti-aquecimento, a bicicleta vem se tornando o meio de transporte menos poluente do mundo.

Outra vantagem é a capacidade física e mental, que vai se desenvolvendo no desenrolar das viagens. A maior briga de um cicloturista, mais que física, é a mental. Se a mente não estiver preparada o corpo não responde; quando mente e pernas trabalham juntas, os benefícios são evidentes.

A bicicleta permite que se conheça em detalhes os lugares visitados. Percebe-se todo o relevo do local, interage-se com as pessoas, pois atrai olhares curiosos e as perguntas são inevitáveis. Tais interações são muito importantes, pois produzem contatos e, num mundo globalizado, os contatos devem ser levados a sério. As pessoas têm simpatia pela bicicleta e, especialmente, pelo viajante de bicicleta. A velocidade muitas vezes lenta, com médias de 20km/h, faz o cicloturista divagar em pensamentos e observar detalhes que nunca seriam vistos dentro de um carro. Como disse uma vez um dos pioneiros do cicloturismo no Brasil, Antonio Olinto: "A bicicleta é o melhor meio de se viajar pelo mundo; somente a pé poderia conhecer mais, entretanto, é demasiado lento".

Posso escrever outras mil vantagens de se viajar em bicicleta e não enxergo desvantagens. Deixo para os meus ávidos leitores sugerirem mais vantagens e desvantagens através dos comentários. Por favor, sintam-se convidados a opinar e a falar sobre as coisas boas e ruins de se viajar de bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.