O uso da bicicleta, no Brasil, como meio de transporte ainda é mínimo. Certo? Pelo visto não. Este é o veículo individual mais usado no
país. Faz sucesso principalmente nos pequenos municípios, que representam mais
de 90% das cidades brasileiras.
De acordo com reportagem da revista Vida Simples, nestas
pequenas cidades com menos de 50 mil habitantes, a bike é usada especialmente
para ir ao trabalho e à escola. Outro dado revela que ela pode ser mais rápida
do que um carro, levando em consideração que em um engarrafamento de São Paulo
os automóveis andam de cinco a oito quilômetros por hora, enquanto que a
bicicleta chega a 15 km/h.
Mesmo sendo eficiente para o meio ambiente e para a saúde
dos adeptos, não há incentivo para seu uso nas grandes cidades. Além disso, os
ciclistas precisam lutar constantemente para ver seus direitos sendo
respeitados. Recentemente, São Paulo começou a investir mais em ciclovias e
ciclofaixas, porém ainda está longe de ser suficiente para suprir as
necessidades da metrópole. Diante deste fato, surgem os cicloativistas para que
usuários das bikes consigam um diálogo com as autoridades.
Algumas ações tem se mostrado eficazes, como o Programa
Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta criado em 2004 pelo Ministério das
Cidades. Desde então o número de municípios que apresentam algum tipo de via
para bicicleta passou de 99 para 276 e se antes eram 600 quilômetros de
ciclovias agora já são 2.505. Em passos
lentos a infra-estrutura brasileira vai melhorando
. O governo do Rio de Janeiro lançou um programa para estender
a malha cicloviária. Já a prefeitura da cidade investirá no aluguel de bikes. Estão
previstas 50 estações em oito bairros, tendo de dez a 20 bicicletas em cada. De
acordo com assessor técnico da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município
de São Paulo, André Goldman, a capital paulista também tem um projeto piloto
com 25 estações de bicicletas de aluguel, entre o centro e a Avenida Paulista.
Outras capitais do país demonstram que não querem ficar para
trás, na cidade de Aracaju, Sergipe, as ciclovias passaram de 13 para 45
quilômetros nos últimos cinco anos. Já no Distrito Federal planeja-se construir
420 quilômetros de ciclovias em dois anos, que se somarão aos 40 já existentes.
GOOD PEDAL'S
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.