Por Clérison Esteves, CICLOATIVISTA
Alfenas conta com uma boa quantidade de bicicletas trafegando pelas ruas da cidade, porém, sem instruções de circulação ou de conduta.
Capa projeto caminho p/ escola |
Uma boa parte destes ciclistas são jovens que frequentam os centros comerciais e vivenciais (PRAÇA/RODOVIÁRIA) e trafegam pelas principais avenidas da cidade, que são muito movimentadas por sinal, tanto por veículos motorizados, quanto por pedestres e " veículos de propulsão humana ", como é o caso das bicicletas.
Infelizmente, estes usuários de meios de transporte movidos pela propulsão humana não têm acesso à informação alguma quando se diz respeito a C.T.B.
( CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ) por falta de iniciativa e apoio dos órgãos competentes do município.
( CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ) por falta de iniciativa e apoio dos órgãos competentes do município.
Formulário p/ contagem de tráfego de ciclístas. |
Quando é citada a segurança em relação aos transportes, engloba-se a necessidade de padronização e, em geral, campanhas educativas que apontem onde estão os riscos e os benefícios, colocando todos em sintonia: pedestres, ciclistas e motoristas.
Capa do projeto A.A.CI.C. |
Vale ressaltar que, comparada aos grandes centros urbanos que já possuem planos relacionados à mobilidade urbana sustentável, Alfenas só não possui mais adeptos aos transportes de propulsão humana, pela falta dos mínimos padrões de incentivo como: PARACICLOS ( suporte para estacionar bicicletas), PLACAS de aviso aos pedestres e motoristas, alertando que o trânsito de bicicletas existe, e também PLACAS alertando aos ciclistas para o cuidado com os pedestres e respeito aos cruzamentos e semáforos.
Veja este vídeo gravado na Av. Pres. Artur Bernardes. às 10:00hs da manhã.
GOOD PEDAL'S
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.