sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PROJETO A.A.CI.C


PROJETO CICLOVIÁRIO

 “CICLISTA CIDADÃO”

ALFENAS/MG

        Desenvolvido com o intuito de favorecer o crescimento sustentável da cidade de Alfenas, demos início a ideia observando a necessidade de padronização, inclusão e instrução dos ciclistas em relação ao C.T.B (CÓDIGO DE TRÂSITO BRASILEIRO) e a normas da Lei da Mobilidade Urbana Sustentável.
A.A.CI.C, “ASSOCIAÇÃO ALFENAS CICLISTA CIDADÃO” desenvolveu o projeto com base nas necessidades dos ciclistas da cidade de Alfenas que usam este meio de transporte com crescente frequência.
        O movimento de ciclistas nas principais ruas e avenidas da cidade é fácil de ser observado e percebe – se que isso se dá nos horários de expedientes (início/intervalo/fim) por conte de serem usuários da bicicleta como transporte.
    Diversas classes de trabalhadores fazem o uso pela economia e praticidade de tal, mesmo com as dificuldades encontradas como falta de bicicletários (estacionamento de bicicletas) e também ciclovias ou ciclofaixas para serem usadas causando uma desordem e insegurança para todos os usuários das vias (ruas) da cidade, tanto o motorista, motociclista, como ciclista e pedestres.   
    Alfenas conta com vias de acesso que são favorecidas pelo seu relevo facilitando a locomoção deste tipo de transporte, e a população tem aderido cada vez mais.
    Com a construção de um novo campus da Unifal, a idéia da inclusão dos universitários como beneficiados do sistema de ciclovias de Alfenas vem se tornando o principal meio de transporte entre estudantes proporcionando a interatividade dos mesmos com a cidade e população de um modo geral.
    As faculdades se disponibilizarão de bicicletários com sistema de locação em rede, podendo – se devolver a bicicleta no campus oposto ao que foi locado.
    Expandindo – se a rede para acesso da população com instalação de pontos de locação públicos junto às rodoviárias primeiramente, depois expandindo – se com o aumento da demanda.
    Nos bicicletários seria cobrada uma taxa simbólica inferior ao valor do transporte público (50%), para manutenção e investimento da rede.
   
    Enquanto isso pessoas com bicicletas particulares poderiam fazer uso dos bicicletários como estacionamento sendo cobrada uma taxa simbólica  também revertida para a própria rede com benefícios para ampliação das CICLOVIAS/CICLOFAIXAS/BICICLETÁRIOS.

    Podendo se criar projetos como “CICLISTA CIDADÃO JOVEM” onde,através de ONGS passeios com aulas de educação usando bicicletas como transporte seria proporcionado aos jovens, além de favorecer cadeirantes e deficientes que terão mais mobilidade com as faixas exclusivas.
    Para que mais pessoas usem bicicletas e assim melhorem sua qualidade de vida contribuindo para a sustentabilidade da cidade, é preciso oferecer-lhes estruturas para sua segurança e conforto, tais como ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.

   Muitas empresas possuem espaço para a instalação de bicicletários, o que facilitará o acesso dos ciclistas ao seu estabelecimento, sejam eles seus clientes ou seus funcionários.

O que é um bicicletário adequado?

É um espaço delimitado exclusivamente para o estacionamento de bicicletas, sinalizado, coberto ou não, em local visível, contendo quantidade suficiente de estruturas de fixação - chamada "paraciclo" - que permita a acomodação de todos os tipos de bicicletas, sem danificá-las e possibilitando a sua fixação com cadeado no quadro

Localização e delimitação do bicicletário adequado
  
     O bicicletário deve estar localizado o mais próximo possível da entrada do estabelecimento, de modo a ser mais visível por todos (usuários e funcionários), o que melhora a sua segurança.
    Deve haver sinalização indicativa (cartaz, placa ou similar) de que o local é destinado exclusivamente ao estacionamento de bicicletas.
    A área do bicicletário não pode ser invadida por automóveis ou motocicletas; portanto, caso haja este risco, a mesma deve ser demarcada com pintura, tachões, mureta ou cerca.

Pavimento do bicicletário adequado
    Recomenda-se que o pavimento do bicicletário seja em concreto, asfalto ou lajota, podendo também ser de pedra britada, pavimento deve ser nivelado, para impedir que a bicicleta caia ou deslize para fora da sua área.
É necessário que a área do bicicletário não acumule água.

Paraciclos adequados
·         Os paraciclos (as estruturas de fixação) adequados são aqueles que permitem que a bicicleta seja nele encostada, com as duas rodas no chão e que possibilitem a fixação de um cadeado no quadro do veículo
·         Os paraciclos que fixam a bicicleta por encaixe da roda são inadequados pelos seguintes motivos: torcem o aro, entortam os raios, entortam os discos de freio das bicicletas com este dispositivo, não acomodam todas as dimensões de aro e não permitem a fixação de cadeado no quadro do veículo.
·         Os paraciclos que fixam as bicicletas penduradas devem ser evitados para as bicicletas dos clientes, porque nem todas as pessoas são dotadas de força suficiente para erguer a bicicleta; tais estruturas são aceitáveis para lugares onde as bicicletas permanecerão por longo período e onde houver o auxílio de funcionário.

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