Pedalar uma bicicleta e a paixão pelas duas rodas é parte da vida de muitas pessoas, desde os primeiros anos de vida. Este fato pode estar associado à bicicleta como meio de transporte, lazer ou utilizado de forma competitiva. Montain Bike, ciclismo de estrada, BMX, cicloturismo são algumas das modalidades que a bicicleta se faz presente. Muito além do gesto esportivo do ciclismo esta o fato de poder descobrir novos prazeres como a alegria de pedalar em trilhas repletas de muita natureza, a melhoria de muitos indicadores de saúde, um corpo mais sadio e uma vida desfrutada de maneira mais prazerosa.
È muito comum entre os que recentemente adquiriram uma bicicleta, equipamentos adequados e até os mais experientes o surgimento de uma série de perguntas e questionamentos. Eu devo pedalar sozinho ou em grupo? Onde eu devo pedalar? Por quanto tempo? Em qual intensidade? Primeiramente pense em cada aspecto de uma vez, por exemplo, se o seu objetivo é completar uma competição ou apenas participar de um passeio que acontecerá daqui a três meses, saiba que você precisará de resistência. Não adianta pedalar a uma velocidade de 30 km/h se você não suporta esta intensidade por mais de 5 minutos, prefira pedalar a 25 km/h por cerca de 40 a 60 minutos. Futuramente os treinos mais intensos poderão ser incluídos.
Quantas vezes eu devo pedalar durante a semana? O tempo disponível para pedalar é outro ponto muito importante, não podemos esquecer que a maioria das pessoas trabalha, tem obrigações familiares, estudam, além de outros compromissos. A maioria das pessoas que eu treino se enquadram neste perfil e possuem pouco tempo disponível, porém as suas metas podem ser alcançadas pedalando cerca de 3 a 4 vezes por semana, com um total de 6 a 9 horas semanais. De maneira bastante simplista podemos dividir os quatro dias de treino em dois treinos de uma hora e meia durante a semana e dois treinos mais longos nos finais de semana.
O que eu preciso levar para comer e/ou beber? Há uma recomendação simples, mas alerto ao fato de que é somente uma dica e que um nutricionista deve ser procurado para orientá-los de maneira correta e precisa. Saia de casa com duas caramanholas cheias, uma com água e outra com um “sport drink”. Ao longo dos 90 minutos de treinos ambas devem ser consumidas e se o treino for mais longo procure consumir entre 30-60 gramas de carboidrato a cada hora. Esta combinação pode vir do “sport drink” (40-50 gramas/caramanhola), géis (25-27 gramas) de barras energéticas (45 gramas) ou diretamente de frutas, tais como BANANA, MAÇÃ, MAMÃO, ABACATE... ETC
O que mais é necessário para praticar o ciclismo? Você deve refletir sobre a sua habilidade com a bicicleta, pois a escolha do local onde você irá pedalar também depende disso.
Se você for adepto do mountain bike e possuir pouca técnica em single tracks, escolha um percurso com menor dificuldade. Além disso, evite pedalar com pessoas que tenham a condição física muito superior a sua, pois ao tentar acompanhar os demais ciclistas o seu desgaste será muito grande.
Pequenos detalhes, mas que fazem a diferença, também devem ser levados em consideração. Nunca esqueça que pedalar exige uma postura correta, repetições do gesto esportivo e muito aprendizado. Pedalar sozinho é bastante diferente de pedalar com um grupo de pessoas onde o ciclista deve ter maior noção de espaço, saber respeitar o espaço do ciclista alheio, evitar chocar-se com o corpo dos outros ciclistas ou até com parte da bicicleta, tais como o guidão, barhends ou clips.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.