domingo, 21 de agosto de 2011

BYKE TRIP EM LONDRES.

      Quem tem que viajar pela capital britânica sabe: passagens são caríssimas, ônibus nem sempre chegam em tempo, trens quebram regularmente e congestionamentos são frequentes. A saída para evitar esse caos urbano, economizar tempo e dinheiro, além de se manter em boa forma, pode estar na bicicleta. Apesar de somente 2% das viagens na capital serem feitas sobre duas rodas (comparadas com 28% em Amsterdã e 12% em Munique), este cenário esta para mudar radicalmente nos próximos anos.
      Pelo menos essa é a vontade do prefeito Ken Livignstone. Entusiasta do transporte verde, ele promete mais ciclovias e melhor infraestrutura para os ciclistas, como chuveiros e armários públicos, ainda na atual gestão. A meta é criar um sistema viário alternativo, mais rápido, saudável e menos oneroso.
      É claro que em dias chuvosos e extremamente frios a bicicleta fica longe de cogitação. Mas enquanto o inverno rigoroso não chega e o instável tempo inglês permitir, pedalar até o centro é uma boa ideia. De acordo com uma pesquisa da BBC, cerca de 66% das viagens na capital são de curta distância, numa média de 15 minutos cada. Mas os londrinos levam mais que o dobro deste tempo presos no tráfego ou trocando de um transporte para outro. Bicicletas oferecem a vantagem de poder cortar o tempo de percurso até pela metade, e em alguns dos casos onde já existam ciclovias, até menos do que isso.
      Outro beneficiário da viagem de duas rodas é o bolso. O investimento inicial na bicicleta geralmente é pago em dois ou três meses de transporte público, dependendo do modelito; estacionamento é relativamente fácil e gratuito e o ciclista fica livre da famigerada "congestion charge" (o pedágio urbano cobrado para circular de carro pelo centro de Londres). Uma bicicleta nova não custa muito caro, mas também é possível alugar ou comprar uma de segunda mão em estado razoável por menos custo ainda nas inúmeras lojas espalhadas pela capital (veja dicas de lojas no site da London Cycling Campaign, LCC).
       A terceira, e talvez a maior vantagem, tem a ver com a saúde. Segundo o relatório da British Medical Association (BMA), pedalar pelo menos 30 minutos por dia proporciona melhor capacidade motora e cardiovascular, prolongando a vida. Você se livra do estresse da hora do "rush" e respira um ar relativamente mais fresco (mesmo assim, melhor usar uma máscara anti-poluição à venda nas lojas de bicicletas).


Outra vantagem de viajar na "bike" é a de conhecer outras pessoas que fazem parte de organizações de ciclistas pela cidade, um grupo lobista em expansão. Eles organizam eventos como "Bike Week" em junho, com consertos de bicicleta gratuitos, dicas de manutenção e de segurança no trânsito, passeios noturnos e pelo interior do Reino Unido, além de churrasco no verão.

      As organizações também dão dicas de como e onde comprar bicicletas e acessórios e oferecem mapas gratuitos de ciclovias nos seus respectivos websites. Basta dar um download. A dica para aproveitar sua bicicleta ao máximo nas ruas de Londres é a de se filiar a uma dessas ONGs, geralmente pagando uma quantia simbólica. Outro fator a se ter em mente é a de que ser ciclista na Inglaterra requer mais conhecimento das leis de trânsito do que certamente no Brasil. Portanto, para evitar acidentes e motoristas furiosos, melhor investir também em capacete e roupas fluorescentes, além de luzes na traseira, em caso de trajetos noturnos. Cadeados e correntes não podem faltar na lista, e mesmo com toda segurança em acessórios, vale consultar a dica de locais mais seguros para estacionar sua bicicleta no site da Transport For London, TFL. O aconselhável é se informar ao máximo sobre rotas e comportamento do ciclista  nesses sites antes de sair de casa.

      Uma pesquisa feita pelo Conselho de Transporte de Londres, na Inglaterra, mostrou que os 40 km de ciclovias implantados por toda a cidade, em meados de 2010, já estão dando resultado. Segundo o documento, o número de viagens feitas de bike na capital aumentou 70% desde então.
      Em algumas regiões o aumento passou dos 100% durante o horário de pico, diz a pesquisa. Uma enquete feita com os moradores das regiões onde as ciclovias foram construídas revelou um aumento de 34% de novos ciclistas apenas um mês após a inauguração das pistas.
      Além disso, um em cada dez ciclistas disse ter aumentado o número de viagens de bike, três em cada dez compraram equipamentos de ciclismo e três quartos dos ciclistas se sentem mais seguros para transitar de bicicleta pela capital inglesa.
      Segundo o diretor do Conselho de Transporte, Kulveer Ranger, os resultados reforçam o objetivo da prefeitura em aumentar o uso de bicicletas como meio de transporte. "Esta pesquisa mostra que as pessoas acreditam na importância das ciclovias, isso as torna mais seguras e permite um caminho direto até o centro de Londres", ressalta Ranger.
      Para manter a onda de bikes que vem invadindo as ruas da cidade, a prefeitura pretende investir milhões entre os anos de 2010 e 2011 na infraestrutura ciclística local, em treinamento, promoção e educação.
      Até o momento, já foram implantados 40 km de ciclovias, 94 pontos de parada, 46 junções de faixas, 39 espelhos de segurança, além de 2.372 vagas de estacionamento para bikes e 1.362 horas de aulas de ciclismo.
      Os planos para o futuro da capital são ainda mais ambiciosos. A prefeitura pretende aumentar em 400% o número de ciclistas na cidade até 2025, em comparação aos índices de 2000, ou seja, 1 milhão de viagens por dia.
      A ação faz parte de um projeto batizado de "Revolução das Bicicletas" e que visa transformar Londres na capital mundial dos ciclistas. Outras ações, como a implantação de um sistema municipal de aluguel de bicicletas, unidades policiais especiais para ciclistas e 66 mil vagas de estacionamento para bikes, também estão planejadas e devem estar prontas até 2012.
   
      Abaixo, uma lista das organizações mais ativas da capital. As duas primeiras são paradas obrigatórias para o ciclista noviço:

      -Transport For London- O site oficial do sistema de transporte da capital. Oferece 19 mapas de ciclovias em diversas áreas da cidade, bastando preencher um formulário online e escolher sua zona, além de lista de lojas de bicicletas e estacionamentos. Telefone: 020 7222 1234
      www.tfl.gov.uk/streets/cycling/cycling-londoncycleguides.shtml

      -London Cycling Campaign- Uma das ONGs de ciclismo mais ativas da cidade, com mapas gratuitos, listas de loja de bicicletas novas de segunda mão, onde alugar e consertar a sua "bike". Promove eventos diversos incluindo ciclismo para deficientes em convênio com outras organizações. Telefone: 0207 928 7220
      http://lcc.org.uk/

      -Central London Cyclist's Touring Club- Diversos eventos e passeios ciclísticos pela cidade
      http://www.centrallondonctc.org.uk/

      -Camden Cycling Campaign
      http://www.camdencyclists.org.uk/

      -Greenwich Cyclists
      http://www.greenwichcyclists.org.uk/

      -London Cycle Network
      http://www.stylish-design.net/

      -Why Cycle- Rede de ciclistas nacional
      http://www.whycycle.com/

      -Sustrans National Bike Network
      http://www.sustrans.org.uk/

      -Bike Week Event
      http://www.bikeweek.org.uk/

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