terça-feira, 2 de abril de 2013

Caixa de centro de 18 velocidades - PINION P1.18


  
   Alguns sistemas de troca de marcha traseiros são problemáticos, especialmente em bicicletas de montanha. Eles ficam dobrados, e estão expostos aos elementos (água/terra/obstaculos). Enquanto cubos de transmissão selados não têm esses problemas, apesar de  acrescentarem um peso relativo, (peso este que é adicionado na parte traseira da bicicleta nos sistemas convencionais), não abaixo e no meio, onde seria uma melhor forma de se distribuir o peso. Uma empresa alemã desenvolveu o que eles alegam ser algo melhor. Uma caixa de centro selada onde se  é possível trocar marchas.


   Conhecido como P1.18, o dispositivo tem estado em desenvolvimento nos últimos sete anos. Foi lançado comercialmente apenas no ano passado e, recentemente, ganhou a atenção quando apareceu em uma bicicleta premiada no Salão anual de bicicletas na América do Norte .


Então, como é que funciona?


"A caixa de centro chamada P1.18 é construída com uma roda dentada com dois eixos paralelos de transmissões parciais, uma com três engrenagens, e o outro com seis engrenagens. A multiplicação de três por seis relações dá 18 velocidades.

        

   As engrenagens são lubrificadas com um banho de óleo de 60 ml, que os fabricantes recomendam que deve ser trocado uma vez a cada ano ou 10 mil km (6.214 milhas) - nenhuma manutenção é necessária. As engrenagens são para durar em média 60.000 km (37,282 milhas).


   
   A troca de marchas ocorre dentro da caixa, os usuários não precisam se preocupar com a substituição dos cabos. Mudanças de marcha são ativados através de um SRAM-Grip Shifter que são declaradamente "muito rápidos", e pode se passar simultaneamente várias marchas sem se pedalar.



   Além disso, a caixa de velocidades em si pesa cerca de 2,7 kg (£ 6) -, para comparação, o peso total de um kit Shimano XT com passadores traseiros e dianteiros soma cerca de 384 gramas (0,9 libras).



   Parece bom, mas é claro que nada é perfeito. Por um lado, os P1.18 não pode simplesmente ser instalado em uma bike qualquer - o quadro tem de ser próprio para recebê-lo.




   Este sistema já é comum no Brasil, só que substitui somente o câmbio traseiro, e com no máximo 8 velocidades (ShimanoNexus V.8).

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