Uma
questão polêmica entre cicloativistas envolve as formas de defender a utilização
da bicicleta em substituição ao automóvel. Não raro, ecoam opiniões de
hostilidade contra todo o conjunto de motoristas como se eles estivessem
inseridos e catalogados em espécie predadora. Sabemos que isso não é verdade,
até porque muitos motoristas também fazem uso da bicicleta em algum momento de
suas vidas. Minha opinião muitas vezes se divide diante do elevado grau de
atraso cultural em que se encontra o país como um todo. Acredito sim em atitudes
conciliadoras que possam contemplar o conjunto de pedestres, ciclistas e
motoristas em prol de uma mobilidade pacífica, mas que tenham como objetivo
principal a reivindicação de melhor utilização das verbas públicas que melhorem
o trânsito e diminua a quantidade de suas vítimas. Algumas cidades holandesas,
por exemplo, oferecem estacionamento de carros com preços inacreditavelmente
baixos ou gratuitos nas grandes lojas de departamentos e shoppings, entretanto
isso não diminui o interesse pela bicicleta. O segredo de tanto sucesso consiste
em tornar interessante, atrativo e seguro andar de bicicleta pelas cidades da
Holanda. De nada vai adiantar pensar em desestimular o uso do carro com aumento
de petróleo, elevando o preço de estacionamentos, estabelecendo rodí
zio em alguns pontos da cidade ou promovendo a guerra contra
motoristas numa busca frenética de convencimento de algo já público e notório.
Certamente isso não vai trazer resultados práticos, pois não há registro de
sucesso em nenhuma parte do mundo com atitudes unilaterais e repressivas. Se a
bicicleta tornar-se algo atrativo, as pessoas logo se voltarão para seu uso
diário desde que seja mais conveniente e prazeroso. Pessoas gostam de realizar
suas próprias escolhas e isso não pode ficar esquecido.
TEXTO - Djanilson, bicicletaemleituras.blogspot
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