A prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta sexta-feira o novo programa de aluguel de bicicletas na cidade, o Bike Rio. O sistema deve instalar 60 estações de aluguel de bicicleta em 14 bairros da capital fluminense até 13 de dezembro. O prefeito Eduardo Paes participou do lançamento no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, evento que também contou com a presença de secretários municipais, do vice-presidente de Relações Institucionais do Itaú Unibanco, Zeca Rudge; do presidente da Serttel, Angelo Leite; e do apresentador de TV Luciano Huck.
O sistema de aluguel de bicicletas, que, segundo a prefeitura, "não teve nenhum gasto para os cofres públicos", já começou a funcionar. Foram inauguradas 11 estações em Copacabana. Para utilizar o sistema, basta o usuário se cadastrar no site do projeto e adquirir o passe Samba, optando pelo pacote mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5).
"O projeto Bike Rio se soma ao objetivo estratégico da prefeitura de incentivar o uso de bicicleta como transporte alternativo. O projeto foi idealizado para que os usuários possam percorrer trajetos utilizando a bicicleta no percurso completo ou integrando com outros modais de transporte, além de ser um meio de reduzir os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais da cidade e de promover a prática de hábitos saudáveis na população", informou a prefeitura em nota.
Durante a cerimônia, Paes afirmou que o projeto "tem uma relação direta com o esforço da prefeitura de reduzir a emissão de gases do efeito estufa". "Com esta iniciativa, ajudamos não só a aumentar ainda mais o charme desta cidade, como também melhoramos a questão da sustentabilidade e da mobilidade urbana. Apostamos na bicicleta como um meio de transporte efetivo para a população, pois, além de melhorar o trânsito e a poluição, ela melhora ainda a qualidade de vida das pessoas porque é um meio de transporte que faz muito bem para a saúde", disse o prefeito. Segundo Paes, a malha cicloviária está sendo aumentada e deve chegar a 300 km no fim do ano que vem.
O sistema é composto de estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless (conexão sem fio) alimentadas por energia solar e distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta todos os dias da semana, das 6h às 22h.
A bicicleta pode ser usada por 60 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar, bastando apenas que, após esse período, o usuário estacione a bicicleta em qualquer uma das 60 estações por um intervalo de pelo menos 15 minutos. A partir de dezembro, 600 bicicletas estarão disponíveis em pontos estratégicos nos bairros de Botafogo, Catete, Centro, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon e Urca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.