Andar de bicicleta há muito tempo deixou de ser apenas um lazer ou prática de esportes, de acordo com o presidente da Sampa Bikers, Paulo de Tarso. Ele afirma que a bicicleta é o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos centros urbanos com menos de 50 mil habitantes, que representam mais de 90% das cidades brasileiras.
" O maior uso da bike é para ir ao trabalho e, depois, à escola", afirma Tarso. Motivos não faltam para a expansão deste mercado. No engarrafamento da capital paulista, por exemplo, enquanto os automóveis andam de cinco a oito quilômetros por hora, a bicicleta pode rodar a uma velocidade de 15 quilômetros.
O Ministério da Cidade estima que atualmente circulam cerca de 60 milhões pelo País, o que daria uma bike para cada três habitantes, ou duas vezes mais o total de 29 milhões de carros em circulação.
Além disso, os números são favoráveis para os ciclistas em todos os sentidos. Enquanto uma pessoa gasta em média R$ 200 em combustível por mês- se tiver um carro popular e percorrendo em média 20 quilômetros por dia- esse valor pode ser revertido em economia logo depois dos primeiros meses, usando a potência das pernas ao invés do motor do carro. Isso sem contar os benefícios à saúde.
Segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), o Brasil responde por 6% da produção mundial de bicicletas- atrás da China (81%) e Índia (10%)- e tem projeção de fabricação de 5,4 milhões de unidades neste ano. Um aumento de 2% em relação ao ano passado. Esse aumento, ainda tímido, na fabricação das bikes é reflexo do mercado nacional.
É neste ambiente de otimismo econômico que de 16 a 18 de outubro esta sendo realizada a Sexta Edição da Bike Expo Brasil- uma feira para bicicletas- no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Tarso avalia que 70% dos modelos que serão apresentados na Bike Expo Brasil deste ano são inéditos. " Além do show de novidades, a Bike Expo é a oportunidade para se examinar os avanços e as tendências futuras da indústria ciclística quanto à tecnologia, design e o grande sucesso da Europa, que são as bicicletas elétricas, tão ansiosamente aguardados pelo público", ressalta o dirigente da organizadora do evento.
Abaixo, algumas fotos das chamadas "máquinas dos sonhos"!!! Divirtam-se:
Serviço Bike Expo Brasil
16 a 18 de Outubro
Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte
Rua Otto Baumgart, 1000- Vila Guilherme- São Paulo/SP
Das 10h às 21h
www.bikeexpobrasil.com.br
TEXTO E IMAGENS EXTRAÍDAS DO SITE WWW.EUVOUDEBIKE.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.