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A ideia era disponibilizar bicicletas pintadas de branco conhecidas como "old dutch" no centro de Amsterdã para que fossem usadas por todos e se tornassem uma opção comunitária de transporte. |
A ideia do inventor batizada de "happening" era disponibilizar bicicletas pintadas de branco conhecidas como "old dutch", no centro de Amsterdã para que fosse usadas por todos e se tornassem uma opção comunitária de transporte. Para começar o projeto, dez bicicletas foram pintadas de branco e disponibilizadas em um determinado ponto da cidade.
"O plano era parar o carro, a destruição da cidade, a poluição, deixando os automóveis fora do município, e dar um novo instrumento para que as pessoas pudessem usar quando quisessem viajar: bicicletas gratuitas, para todos", declarou o designer em entrevista ao site Pedal Power. Porém, o plano do inventor foi barrado pela polícia, que confiscou as bicicletas. "A polícia levou embora, é claro, pois para eles não era permitido parar uma bicicleta sem cadeado."
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Luud Schimmelpennink. |
Na mesma entrevista Schimmelpennink explica que na cidade não é preciso ter um carro para viver. Ele afirma que não tem um e que quando precisa se locomover, usa a bicicleta ou transportes públicos. E quando o carro é extremamente necessário, ele aluga um.
Para manter os automóveis fora do centro de Amsterdã a ideia do político era remeter aos costumes do século XVI, quando as pessoas que vinham à cavalo e carruagens, paravam antes do centro da cidade, onde deixavam seus transportes e entravam a pé. "Por que não fazer isso agora?", disse ele."Mantenham os carros fora da cidade e deixe as pessoas viverem de outra maneira, a pé, de bicicleta, ou por um carro público elétrico. Nós estimamos que seja preciso um sistema de 80 mil bicicletas e dois mil carros elétricos. O resultado esperado é de que em dez ou oito anos, nós não tenhamos carros com motores a combustão circulando nas ruas de Amsterdã" finaliza.
O programa de bicicletas comunitárias foi retomado no ano 2000 em algumas cidades da Europa. Na França e Espanha, as bicicletas ficam presa em um bicicletário e o usuário precisa estar cadastrado no sistema, já na Alemanha não existem bicicletários e as bikes ficam travadas na rua e são liberadas por código.

Já na Alemanha, as bicicletas utilizadas pelo sistema são mais sofisticadas, com sistema de rastreamento por satélite. A vantagem destas bicicletas é que podem ser estacionadas em qualquer lugar com os devidos aparatos de segurança para evitar furtos.
Independente da sofisticação, estes modelos de sistema exigem um custo para o usuário, porém o valor é muito mais baixo do que qualquer outro modo de transporte.
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Bicicletário em Paris. |
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