Marca: Corsaraud Poitiers
Modelo: Safety Bicycle, Aros 660mm (28) - Restaurada
Ano: 1890
Origem: França
Proprietário: Marcelo Eduardo Afornali
Curitiba-Paraná-Brasil
Acessórios: Pedais originais, pedivela com regulagem, paralamas originais, guidon mocho, pneus maciços, corrente Reynolds e farol à vela Luxor...
História: Comprada de um museu na França por intermédio de um colaborador alemão, esta bicicleta era lacradíssima, original e completa, apenas tendo perdido sua integridade em pintura e galvanoplastia devido a ação do tempo.
Podemos classificar esta bicicleta, como a vovó das vovós sobre rodas, pois é o princípio da bicicleta como a conhecemos, com as rodas de tamanho equivalente e pedal/pedivela/coroa/pinhão na posição a qual aprendemos a usar desde criança.
O fato é que exemplares do século XIX além de serem extremamente raros, são peças que trazem consigo o desenvolvimento da bicicleta pura e simplesmente no seu contexto básico, pedivela, pedais, guidon e selim, sendo o mais espartano possível.
O exemplar em questão, possui pintura original de fábrica bem como sua galvanoplastia em níquel, desgastada mas ainda intacta.
Outro fator importante, são os pneus em borracha maciça: " Com a invenção dos pneumáticos em meados de 1887 por John Boyd Dunlop, bicicletas com pneus maciços tornaram-se obsoletas rapidamente ou meramente recebiam aros e pneus mais modernos...". Também por este detalhe, encontrar uma bicicleta íntegra como esta, tornou-se extremamente difícil, pois tanto aros como pneus, são específicos para ela.
O nome Safety Bicycle tem o significado de "Bicicleta de Segurança", pois é considerada uma revolução histórica a sua construção, bem diferente do que um Penny-Farthing ou mesmo um Biciclo, já que acidentes fatais com tais veículos, foram curriqueiros entre 1870-90.
Possui aros de 28 polegadas, medindo 660 milímetros de diâmetro, com cubo de roda fixa traseira e corrente de passo 1' (polegada). Seus guidom possui 60 centímetros de largura e o freio é o típico "freio de segurança alemão", ajudando a parar o veículo que conta apenas com a força contrária das pernas para tal. Encontravam-se neste conjunto ainda original e intacto, os pedivelas com regulagem de altura, um selim enorme e extremamente simples, dois paralamas espartanos e pedais ainda originais, bem como suas borrachas.
Este exemplar passou por minuciosa revisão mecânica e um trabalho de restauração especial, trazendo novamente à vida seu padrão de época. Esta é a bicicleta mais antiga cadastrada e provavelmente, uma das mais antigas do Brasil.
Grande exemplar, peça histórica e uma das poucas "Safety Bicycle" restantes no mundo!!!
Curiosidades: As Safety Bikes como são chamadas, em sua maioria, não possuiam marca ou fabricante...Eram empresas pequenas que montavam e comercializavam estes veículos...Esta Safety Bike possui a gravação "Corsaraud-A-Poitiers-9183 na parte central do guidon, bem como os números 9183 no quadro e garfo...Em hipótese, podemos dizer que o nome estampado no guidon, é a marca do fabricante e os números, são referentes ao lote, pois todas as peças possuem tal gravação e perfazem um mesmo conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.