........... seja
qual for a forma de aquisição, é necessário definir qual será o processo
renovador utilizado. Temos três possibilidades:
REFORMA: Processo pelo qual a bicicleta voltará a rodar.
Para tanto, toda e qualquer adaptação ou utilização de peças modernas é válida
e aceita. A repintura pode ser feita com qualquer tipo de tinta em qualquer cor
sem restrições;
RECUPERAÇÃO: Aqui começa o compromisso com a originalidade. A substituição de peças por tecnologias diferentes, não é aceita. Se for necessária a substituição de um componente, o novo deve ser de preferência idêntico em tecnologia, forma e acabamento em relação ao original. A repintura deve sempre que possível conservar a cor original.
RESTAURAÇÃO: É um processo difícil e demorado, pois só são
aceitos componentes de época. Um simples cubo fabricado posteriormente, mesmo
que idêntico em tecnologia, forma e acabamento, descaracteriza a restauração. A
repintura deve obrigatoriamente utilizar a mesma cor original e o mesmo tipo de
tinta que se usava no modelo original.
Definido o processo, deveremos localizar a bicicleta em
marca, modelo, espaço e tempo. Muitas vezes, a marca está visível. Quando o
fabricante ainda existe, tudo fica mais fácil, pois podemos eventualmente
contar com a ajuda do respectivo serviço de atendimento ao consumidor no
processo de identificação e datação.
Selim inglês da marca Brooks
As dificuldades começam porém, quando não existem marcas ou
ainda a marca identificada pertence a um fabricante que deixou de existir.
A identificação e datação, devem ser feitas sempre antes da
desmontagem da bicicleta. A primeira providência, é fotografar a bicicleta. Se
você só puder fazer uma única foto, prefira uma lateral direita, que é o lado
da corrente e da coroa.
Idealmente, faça três fotografias: uma lateral direita, uma lateral esquerda e uma em perspectiva panorâmica.
Idealmente, faça três fotografias: uma lateral direita, uma lateral esquerda e uma em perspectiva panorâmica.
Seja observador e não despreze nenhum detalhe, se algum
detalhe chamar a atenção, fotografe-o tão perto quanto sua máquina permitir.
Selins são importantes elementos de reconhecimento. As
coroas também, visto que era prática comum no passado os fabricantes terem
modelos exclusivos de desenho de coroas.
Suporte de farol
Outro componente importante que pode auxiliar na
identificação, é o suporte de farol, uma chapa em “L” que muitos fabricantes
moldavam com padrões específicos.
Quadros antigos na quase totalidade, eram “cachimbados”,
isto é, utilizavam uma técnica construtiva onde a junção entre os tubos era
soldada a conexões trabalhadas (os cachimbos, ou “lugs”, em inglês).
Os cachimbos muitas vezes tinham desenhos extremamente
artísticos e rebuscados. Se for o caso de sua bicicleta, tente fotografar
também os cachimbos com o maior detalhamento possível.
Procure anotar toda e qualquer inscrição que possa encontrar
em qualquer parte da bicicleta. As mais comuns são:
- Número de Série: A maioria dos fabricantes grava o número
do quadro na parte inferior da caixa de centro (a parte do quadro onde é
montado o eixo central dos pedais).
A numeração é feita com punções de letras e números que ao
serem martelados contra a superfície metálica, marcam-na em baixo relevo.
Se sua bicicleta tiver um número desse tipo, cole sobre ele
uma etiqueta auto adesiva branca e esfregue grafite de lápis na etiqueta. Dessa
forma, o número será decalcado na etiqueta. Remova a etiqueta cuidadosamente,
cole-a num papel e guarde numa pasta. Daqui pra frente, toda a documentação que
puder ser obtida, bem como as fotografias, serão guardadas nessa pasta;
- Marcas em peças: Observe atentamente os cubos, pedais,
pedivelas, coroas, alavancas de freios, guidão, âncoras de freios, aros etc.
Se possuírem marcas ou inscrições em baixo relevo,
decalque-as com a mesma técnica que foi adotada com o número de série. Algumas
inscirções, só poderão ser decalcadas após a desmontagem. Deixe o decalque
delas para depois, mas não se esqueça de executá-lo;
BRASÕES: Muitos fabricantes no passado, além do letreiro com
o marca pintado ou adesivado, utilizavam ainda um brasão rebitado na parte
frontal da caixa de direção. Alguns brasões eram pintados sobre a chapa, outros
eram em relevo. Se forem do segundo tipo, também podem e devem ser decalcados.
Com toda a documentação em mãos, podemos iniciar o processo
de identificação/datação. O primeiro passo, é procurar dados do fabricante na
Internet através de um site de busca. Para fazer tal busca, utilize sempre uma
palavra além do nome da bicicleta.
Exemplificando: A bicicleta é uma Goodyear, pesquise no
Google as palavras goodyear bicicleta, para tentarmos achar algum material em
português ou espanhol. A seguir, tente goodyear bicycle para obter resultados
em inglês. A palavra “vintage” também é útil num site de busca, pois é o termo
que os norte-americanos usam para denominar antigüidades.
Na primeira etapa, não despreze um site por mais irrelevante
que pareça ser a informação obtida. Registre todos os sites visitados nos
“Favoritos” do seu browser. Ao final deste texto, você tem uma relação dos
sites mais importantes que tratam de bicicletas antigas. Se possível, imprima
todas as informações que conseguir obter sobre a marca/modelo e coloque na pasta.
Encontrando ou não informações na Internet, uma das fontes
mais importantes de informações sobre bicicletas antigas, ainda é a memória
popular. Não tenha receio de perguntar para pessoas mais velhas. Não confie na
sua memória. Tudo que ouvir, anote e coloque na pasta. Na primeira etapa, todas
as informações são importantes. Visite bicicletarias antigas e tradicionais.
Torne-se amigo dos proprietários e diga a eles qual é a marca da bicicleta que
você está restaurando. Mostre as fotos, pois muitas vezes a foto vai trazer
memórias à tona e você só tem a lucrar com as informações obtidas. Deixe seu
nome e telefone nessas bicicletarias, pois muitas vezes, após algum tempo você
é surpreendido com um telefonema de algum bicicleteiro que ao fazer uma faxina
na bicicletaria encontrou peças que você pode precisar.
DICAS PARA COMPRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.