PROJETO
CICLOVIÁRIO
“CICLISTA CIDADÃO”
ALFENAS/MG
Desenvolvido com o
intuito de favorecer o crescimento sustentável da cidade de Alfenas, demos
início a ideia observando a necessidade de padronização, inclusão e instrução
dos ciclistas em relação ao C.T.B (CÓDIGO DE TRÂSITO BRASILEIRO) e a normas da
Lei da Mobilidade Urbana Sustentável.
Muitas empresas possuem espaço para a instalação de bicicletários, o que facilitará o acesso dos ciclistas ao seu estabelecimento, sejam eles seus clientes ou seus funcionários.
Localização e delimitação do bicicletário adequado
Pavimento do bicicletário adequado
A.A.CI.C, “ASSOCIAÇÃO ALFENAS CICLISTA CIDADÃO”
desenvolveu o projeto com base nas necessidades dos ciclistas da cidade de
Alfenas que usam este meio de transporte com crescente frequência.
O movimento de ciclistas
nas principais ruas e avenidas da cidade é fácil de ser observado e percebe –
se que isso se dá nos horários de expedientes (início/intervalo/fim) por conte
de serem usuários da bicicleta como transporte.
Diversas classes de
trabalhadores fazem o uso pela economia e praticidade de tal, mesmo com as
dificuldades encontradas como falta de bicicletários (estacionamento de
bicicletas) e também ciclovias ou ciclofaixas para serem usadas causando uma
desordem e insegurança para todos os usuários das vias (ruas) da cidade, tanto
o motorista, motociclista, como ciclista e pedestres.
Alfenas conta com vias
de acesso que são favorecidas pelo seu relevo facilitando a locomoção deste
tipo de transporte, e a população tem aderido cada vez mais.
Com a construção de um
novo campus da Unifal, a idéia da inclusão dos universitários como beneficiados
do sistema de ciclovias de Alfenas vem se tornando o principal meio de
transporte entre estudantes proporcionando a interatividade dos mesmos com a
cidade e população de um modo geral.
As faculdades se
disponibilizarão de bicicletários com sistema de locação em rede, podendo – se
devolver a bicicleta no campus oposto ao que foi locado.
Expandindo – se a rede para
acesso da população com instalação de pontos de locação públicos junto às
rodoviárias primeiramente, depois expandindo – se com o aumento da demanda.
Nos bicicletários seria
cobrada uma taxa simbólica inferior ao valor do transporte público (50%), para
manutenção e investimento da rede.
Enquanto isso pessoas com bicicletas
particulares poderiam fazer uso dos bicicletários como estacionamento sendo
cobrada uma taxa simbólica também revertida
para a própria rede com benefícios para ampliação das
CICLOVIAS/CICLOFAIXAS/BICICLETÁRIOS.
Podendo se criar projetos como “CICLISTA
CIDADÃO JOVEM” onde,através de ONGS passeios com aulas de educação usando
bicicletas como transporte seria proporcionado aos jovens, além de favorecer
cadeirantes e deficientes que terão mais mobilidade com as faixas exclusivas.
Para que mais pessoas usem bicicletas e
assim melhorem sua qualidade de vida contribuindo para a sustentabilidade da cidade,
é preciso oferecer-lhes estruturas para sua segurança e conforto, tais como
ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.
Muitas empresas possuem espaço para a instalação de bicicletários, o que facilitará o acesso dos ciclistas ao seu estabelecimento, sejam eles seus clientes ou seus funcionários.
O que é um
bicicletário adequado?
É um espaço delimitado
exclusivamente para o estacionamento de bicicletas, sinalizado, coberto ou não,
em local visível, contendo quantidade suficiente de estruturas de fixação -
chamada "paraciclo" - que permita a acomodação de todos os tipos de
bicicletas, sem danificá-las e possibilitando a sua fixação com cadeado no
quadro
Localização e delimitação do bicicletário adequado
O
bicicletário deve estar localizado o mais próximo possível da entrada do
estabelecimento, de modo a ser mais visível por todos (usuários e
funcionários), o que melhora a sua segurança.
Deve haver sinalização indicativa (cartaz,
placa ou similar) de que o local é destinado exclusivamente ao estacionamento
de bicicletas.
A área do bicicletário não pode ser
invadida por automóveis ou motocicletas; portanto, caso haja este risco, a
mesma deve ser demarcada com pintura, tachões, mureta ou cerca.
Pavimento do bicicletário adequado
Recomenda-se que o
pavimento do bicicletário seja em concreto, asfalto ou lajota, podendo também
ser de pedra britada, pavimento deve ser nivelado, para impedir que a bicicleta
caia ou deslize para fora da sua área.
É necessário que a área do bicicletário não acumule água.
Paraciclos
adequados
·
Os paraciclos (as
estruturas de fixação) adequados são aqueles que permitem que a bicicleta seja
nele encostada, com as duas rodas no chão e que possibilitem a fixação de um
cadeado no quadro do veículo
·
Os paraciclos que
fixam a bicicleta por encaixe da roda são inadequados pelos seguintes motivos:
torcem o aro, entortam os raios, entortam os discos de freio das bicicletas com
este dispositivo, não acomodam todas as dimensões de aro e não permitem a
fixação de cadeado no quadro do veículo.
·
Os paraciclos que
fixam as bicicletas penduradas devem ser evitados para as bicicletas dos
clientes, porque nem todas as pessoas são dotadas de força suficiente para
erguer a bicicleta; tais estruturas são aceitáveis para lugares onde as
bicicletas permanecerão por longo período e onde houver o auxílio de
funcionário.
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