quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Que tal uma bike com tração nas 2 rodas !!! "Tretta AWD"


   
   Embora eles não terem chagadas ao Brasil, as bicicletas com tração nas duas rodas já estão a caminho. A maioria dos projetos nacionais ficou somente no protótipo, e a fabricante japonesa de bicicletas Arte Co Ltda decidiu dar a coisa 2WD uma alavancada, no entanto, com a sua bicicleta “Tretta AWD line-up”.

CITY
   As bicicletas Tretta AWD já estão disponíveis no Japão desde o início do ano de 2012, seu lançamento nos EUA foi feito em setembro, na feira Interbike, em Las Vegas. Enquanto não há planos imediatos para a disponibilidade no Brasil, podemos ir sonhando com a novidade.

MTB
   As bikes Tretta foram inicialmente projetadas para fornecer aos passageiros japoneses uma maior tração em condições atmosféricas adversas, como chuva e neve, embora os pedidos de mountain bike sejam bastante óbvios. Infelizmente, todas essas engrenagens extra adicionam um certo peso à bicicleta, o que e exigem mais manutenções, além de que não pode ser usada com um garfo de suspensão.

BEACH
   Também parece que a longa corrente que movimenta a roda dianteira poderia esfregar contra o interior da perna do ciclista - o problema e outras limitações podem ser corrigidos em futuras versões das bikes, de acordo com um representante da empresa.
Veja o vídeo a seguir da bike em uso...



   Os interessados que moram no Japão atualmente podem escolher entre a versão montanha, cyclocross, praia e modelos da cidade. Eles variam de preço de ¥ 33.000 a ¥ 75.000 (cerca de EUA $ 402 a US $ 912 ou R$800 à R$1.700,00).

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Airbag de ciclista




   Poucas coisas são mais chocantes do que passar perto ou presenciar um acidente de trânsito. Mais triste ainda é se há um ciclista ou um pedestre entre os envolvidos. Como nesse caso “a corda arrebenta sempre para o lado do mais fraco”, uma empresa holandesa decidiu criar um airbag externo, que infla no exato momento em que o carro se choca contra um pedestre ou ciclista.

   Pelos números, a invenção é importantíssima. Por exemplo, em 2010, só na cidade de São Paulo, foram registrados 277 acidentes fatais envolvendo ciclistas – é mais do que em toda a Holanda, que tem em média 200 ciclistas mortos por ano no país inteiro.

Campanhas podem fazer algum efeito, mas no momento em que testes promovidos pela empresa holandesa TNO, especialista em soluções inovadoras, revelaram as altíssimas chances de um ciclista bater a cabeça no para-brisa no momento em que é atropelado por um carro, uma invenção um tanto bizarra passa a fazer sentido.

   Uma câmera embaixo do retrovisor “analisa” os objetos na estrada e ativa o modo “alerta”. E, no momento da colisão, sensores colocados no para-choque acionam a bolsa de ar que cobre o vidro do para-brisa e as barras laterais.

   Foram dois anos de desenvolvimento até se chegar ao conceito final que, pelo vídeo a seguir, parece ser bem eficiente. Mas não será tão fácil as montadoras de automóveis adotarem a tecnologia como um sistema que sai de fábrica – ou encontrar algum motorista disposto a mexer no próprio bolso para salvar a vida alheia. Pelo menos, não custa nada sonhar.